telemedicina
Segunda opinião médica através de Telemedicina em oftalmopediatria e estrabismo
Sumário
- O que é segunda opinião médica?
- E o que é telemedicina?
- E de que forma pode ser útil a telemedicina em estrabismo e oftalmopediatria?
- Telemedicina em oftalmologia pediátrica e estrabismo
- Então quando devo procurar uma segunda opinião médica através de teleconsulta?
- E o que não é possível avaliar através de telemedicina?
- E como posso ter acesso ao meu prontuário?
- Caso eu queira agendar uma avaliação por telemedicina, como devo proceder?
O que é segunda opinião médica?
Quando um paciente é diagnosticado com uma doença que necessita de um tratamento de longo prazo ou intervencionista, como uma cirurgia, por exemplo, é natural gerar ansiedade e dúvidas. Nos Estados Unidos, é relativamente comum, já há alguns anos principalmente na área da oncologia que pacientes procurem uma opinião de um médico diferente daquele que está lhe atendendo sobre o seu tratamento. Este segundo profissional avalia o prontuário médico do paciente e com base nele, em perguntas realizadas na teleconsulta e avaliação de resultados de exames, fornece sua opinião em relação ao caso.
E o que é telemedicina?
Com a pandemia por COVID-19 a telemedicina foi regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (enquanto durar a pandemia) e muitos pacientes passaram a usar este meio para realizar consultas em várias especialidades. Na modalidade de teleconsulta, um médico fala através de videochamada com o paciente. Durante esta consulta o médico conversa com o paciente, fazendo perguntas específicas sobre o problema em questão e dependendo da doença e da especialidade examina de forma remota o que é possível ser examinado. Com o retorno gradual das consultas presenciais um novo panorama vem se estabelecendo. Alguns benefícios da telemedicina vieram para ficar e as avaliações que só podem ser realizadas de forma presencial voltaram normalmente.
E de que forma pode ser útil a telemedicina em estrabismo e oftalmopediatria?
Com base em dados da história do paciente e do prontuário de consultas e cirurgias realizadas anteriormente por outro médico é possível:
- Avaliar se há necessidade de rever o diagnóstico com exame presencial.
- Verificar se o tratamento realizado ou proposto está de acordo com os protocolos atuais.
- Se houver indicação de cirurgia de estrabismo, é possível explicar as diferentes possibilidades e técnicas cirúrgicas disponíveis.
- Esclarecer sobre o melhor momento do tratamento (clínico ou cirúrgico).
- Definir a necessidade de consulta presencial para diagnóstico definitivo e indicação do tratamento.
- Em caso de indicação de cirurgia, tirar dúvidas sobre o pré operatório, tipo de anestesia, técnicas de cirurgia e pós operatório
Telemedicina em oftalmologia pediátrica e estrabismo
Em oftalmologia os exames que precisam ser realizados para diagnosticar se há grau, estrabismo, aumento da pressão intraocular, alterações da córnea e do fundo de olho precisam ser presenciais. Muito se tem estudado para desenvolver equipamentos que possam realizar exames em casa, mas ainda estamos longe desta realidade.
Para a avaliação de estrabismo, apesar de ser possível ter uma ideia do tipo de estrabismo que está acontecendo através de fotos ou vídeo, o diagnóstico depende exclusivamente de testes e exames presenciais. Em oftalmologia pediátrica passamos pelo mesmo problema, com o adicional que crianças pequenas na maioria das vezes não conseguem compreender e colaborar para uma avaliação virtual.
Então quando devo procurar uma segunda opinião médica através de teleconsulta?
- Se você ou seu/sua filho(a) teve um diagnóstico que necessita de cirurgia, como por exemplo cirurgia de estrabismo e você está com dúvidas sobre o tipo de cirurgia, a técnica ou o melhor momento para realizá-la.
- Caso seu/sua filho(a) tenha um diagnóstico específico que necessita de tratamento de longo prazo e você gostaria de saber sobre os possíveis tratamentos existentes (Miopia em progressão, ambliopia em uso de tampão, catarata infantil em uso de óculos ou lente de contato).
- Quando você precisa ouvir a opinião de um especialista e não há nenhum na sua cidade ou estado.
- Se você quiser discutir o tratamento proposto com outro médico com uma visão e formação diferente do médico que está te atendendo.
E o que não é possível avaliar através de telemedicina?
É muito importante saber o que não é possível realizar através da telemedicina em oftalmologia para que as expectativas do médico e do paciente estejam alinhadas.
Não é possível determinar com precisão a medida da acuidade visual ( quanto o paciente enxerga), o grau, avaliação da parte anterior do olho ou do fundo do olho, nem medir a pressão intraocular. A avaliação completa do estrabismo também só é possível através de consulta presencial.
E como posso ter acesso ao meu prontuário?
Os dados de toda consulta são registrados em um local chamado prontuário médico, Ele pode ser eletrônico ou de papel e os médicos, clínicas e hospitais devem guardá-los por muitos e muitos anos. O mesmo acontece para os relatórios de cirurgia. Tudo o que foi realizado em uma cirurgia é descrito e guardado pelo local onde o procedimento aconteceu. O acesso a estes dados é direito do paciente, portanto o paciente pode solicitar cópia do prontuário à instituição onde foi atendido para enviar a outro médico, ou para guardar consigo mesmo.
Caso eu queira agendar uma avaliação por telemedicina, como devo proceder?
Você pode entrar em contato conosco e agendar uma consulta online através do Whatsapp 41 996420330. Caso você tenha sido avaliado presencialmente antes, peça cópia do seu prontuário, tenha em mãos receitas anteriores (de óculos e de medicamentos) e também em caso de estrabismo, procure fotos suas ou de seu/sua filho (a) de diferentes momentos da vida.
Será um prazer ajudá-lo remotamente ou presencialmente, de acordo com a melhor possibilidade.