O que pode causar estrabismo no adulto?
Você tem estrabismo ou desvio nos olhos e já ouviu falar que NÃO TEM TRATAMENTO NA VIDA ADULTA? Ficou com o olho desviado de repente e acha que não tem solução? O texto de hoje vai explicar as dúvidas mais comuns que os pacientes trazem para o consultório sobre estrabismo na vida adulta. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto!
Adianta operar estrabismo na vida adulta?
A pergunta mais frequente nos consultórios oftalmológicos especializados em estrabismo é: Adianta operar estrabismo na vida adulta? Ouvi falar que o estrabismo sempre volta, é verdade? E a resposta para essas perguntas é: adianta SIM operar estrabismo na vida adulta.
E em relação à recidiva do desvio, ou seja, se ele pode voltar a acontecer depois da cirurgia, vai depender muito do que originou o estrabismo. De forma geral, a cada 10 pacientes operados, 8 ficam ótimos com apenas UMA cirurgia.
A cirurgia para correção do estrabismo pode resolver a visão dupla, se houver; melhorar a estética e ainda proporciona uma melhora na qualidade de vida. E isso quem diz são os pacientes e trabalhos científicos sobre esse assunto.
Posso realizar uma cirurgia de estrabismo mesmo já tendo feito uma cirurgia na infância?
Geralmente, quem já passou por uma cirurgia de estrabismo, tende a acreditar que não adianta mais realizar outra, o que nem sempre é verdade. Como a cirurgia de estrabismo é realizada nos músculos extra oculares, que são estruturas dinâmicas e flexíveis, é possível operar o mesmo músculo mais de uma vez.
É importante lembrar que com cada nova cirurgia, algumas situações vão ficando tecnicamente mais difíceis, mas não excluem a opção de uma nova cirurgia. A reoperação pode ser realizada no mesmo músculo ou no músculo oposto, a depender do tipo de desvio que havia antes da cirurgia que foi realizada.
Outra questão mais sensível a ser colocada é como as pessoas que foram submetidas a cirurgia de estrabismo no passado ficam eventualmente traumatizadas, assustadas e com medo de um novo procedimento. Por vezes a pessoa sentiu muita dor no pós-operatório, ou ficou muito tempo de curativo no pós-operatório ou por alguma outra razão pessoal.
Nesses casos ajuda muito entender como é o dia de uma cirurgia de estrabismo, esclarecer dúvidas em relação ao procedimento em si, tipos de anestesia e sobre o pós operatório para poder desmistificar os receios e tomar a decisão de fazer uma nova cirurgia de forma bem esclarecida.
Se você quer saber um pouquinho mais sobre o dia da cirurgia de estrabismo é só dar play no vídeo abaixo.
Para finalizar, gostaria de lembrar para você adulto, que existe sim tratamento na vida adulta e a melhora na vida pessoal é realmente incrível.