Como é feita a cirurgia de estrabismo?
Você sabia que a cirurgia de estrabismo é realizada através do fortalecimento ou enfraquecimento dos músculos extraoculares? E que para chegar até os músculos existem algumas camadas de estruturas que precisam ser abertas para permitir que a cirurgia ocorra? Este post vai te explicar todos os detalhes desta técnica menos invasiva para corrigir o estrabismo.
A conjuntiva é como uma “pele” que cobre todos os músculos. Para fazer a cirurgia de estrabismo, precisamos “abrir” esta camada. A cirurgia de estrabismo foi inicialmente desenvolvida com cortes que formam um “quadrado”como vc vê na figura em que somente um dos lados fixa fixo. Está é chamada incisão limb
O que é a incisão em fórnice?
Porém na década de 60 um médico americano, Dr Marshal Parks, desenvolveu um tipo de incisão menor, na região do fórnice conjuntival, conforme você vê na figura e esta é a incisão em fornice.
A diferença entre elas, além do tamanho do corte, é a localização. A técnica limbar fica mais perto da córnea e a Fórnice mais longe. Assim a incisão do tipo fórnice traz algumas vantagens, tais como: abertura conjuntival de tamanho menor, usando menos pontos para fechar a conjuntiva; menor desconforto no pós operatório, pois os pontos ficam num local de menor sensibilidade do olho; menor inflamação no pós operatório e portanto cicatrização mais rápida.
A incisão em fórnice traz ainda a vantagem de permitir uma cirurgia mais rápida. Em geral uma cirurgia de estrabismo onde somente um músculo será operado, pode ser realizada em 20-30 minutos. E para cirurgia de músculos oblíquos e verticais permite uma exposiçao dos músculos muito adequada para o cirurgião.
Onde eu encontro um(a) médico(a) que realize a técnica da cirurgia tipo fórnice?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Oftalmopediatria e Estrabismo entre cirurgiões americanos, a incisão do tipo fórnice é o tipo preferido pela maioria dos oftalmologistas para operar estrabismo em crianças e adultos jovens (até 40 anos).
No Brasil, poucos locais contam com esta técnica, pois é necessária uma curva de aprendizado maior para o médico que opera estrabismo. A Dra Luisa aprendeu está técnica em Dallas, nos Estados Unidos, onde treinou com um dos ex-fellows do dr Marshal Parks e trouxe esta técnica para Curitiba em 2012. Hoje treina médicos que têm interesse em aprender esta técnica cirúrgica e já proferiu palestras em Simpósios e Congressos sobre o tema.
E quantos pontos são dados na cirurgia de estrabismo ?
Em geral depende da quantidade de músculos que serão abordados. Para cada músculo operado são usados 2 pontos para fechar a conjuntiva na incisão tipo fórnice e 4 pontos na incisão limbar. No caso da incisão em fórnice, é possível ainda realizar cirurgia em 2-3 músculos através da mesma incisão se eles forem próximos um do outro e terminar apenas com 2 pontos. Estes pontos caem sozinhos depois de 14-30 dias e não precisam ser retirados.
E a cirurgia limbar é melhor em quais casos?
A cirurgia limbar é mais recomendada para pacientes que tenham a conjuntiva muito fina, como é o caso de idosos, fumantes e alguns pacientes com cirurgias oculares prévias.
Quais outros tipos de cirurgia de estrabismo podem ser realizados?
Além das técnicas tipo limbar e fórnice, existe também a cirurgia ajustável, na qual é possível avaliar durante a cirurgia com o paciente acordado como está o alinhamento final dos olhos. O próprio paciente ajuda o médico, por meio de avaliações que são realizadas ao longo do procedimento, a determinar o quanto irá ser mexido no músculo para um resultado adequado. Este tipo de cirurgia pode ser realizado através da incisão limbar ou fórnice e a anestesia precisa ser tópica, ou seja somente com colírios e uma leve sedação.
Se você ou seu filho vão se submeter a uma cirurgia de estrabismo, converse com o seu médico todas as opções possíveis para juntos decidirem pela mais adequada para o seu caso.