Estrabismo infantil: quando operar?

estrabismo

Saiba quando é necessário operar o estrabismo em crianças.

Os primeiros anos de vida são importantíssimos para o desenvolvimento visual e é neste momento que é possível diagnosticar e tratar de forma correta quaisquer problemas que podem ter impacto em toda a vida da criança.

Por isso, vou elencar algumas questões relacionadas ao estrabismo infantil e quando é necessário operar:

Quando aparece o estrabismo nas crianças?

As crianças podem ter estrabismo desde os 3-4 meses de idade, o chamado estrabismo congênito, que pode ser convergente ou divergente. E também podem adquiri-lo ao longo da infância. Um tipo comum de desvio que aparece entre os 2-3 anos é o estrabismo acomodativo, a chamada esotropia acomodativa. Neste tipo, a criança começa a desviar os olhos para perto quando tenta focar um objeto e geralmente tem hipermetropia de mais de 3 graus.

Pode ainda aparecer mais tardiamente e somente de vez em quando, como a exotropia intermitente, um tipo de desvio que acontece para fora, quando a criança está distraída ou cansada.

E qual a idade ideal para fazer a cirurgia de estrabismo em crianças?

Em desvios que iniciaram muito cedo, ou seja, que aparecerem em bebês com menos de 6 meses de idade, o ideal é realizar a cirurgia entre 9-15 meses se o desvio for convergente, a chamada esotropia congênita. Desta forma a criança apresenta alguma chance de além de alcançar o melhor alinhamento dos olhos também desenvolver visão binocular.

Já para a exotropia intermitente, o desvio divergente que acontece de vez em quando, as crianças podem ser operadas a partir dos 3-4 anos de idade, principalmente se o desvio estiver ficando muito frequente.

E existe idade mínima para realizar a cirurgia de estrabismo?

Em geral espera-se que o bebê tenha ao redor de 9 meses nos casos de estrabismo congênito. Nos outros tipos de estrabismo, assim que houver indicação da cirurgia, deve-se realizá-la.

Uma questão frequente que os pais apresentam é se esperar para operar torna a cirurgia mais segura ou mais eficaz. E o que sabemos é que não há evidência científica de que esperar para operar faz a cirurgia ter melhor resultado.

É seguro operar o estrabismo na infância?

A cirurgia de estrabismo é realizada com anestesia geral e hoje em dia este procedimento é muito seguro, desde que seguidos os protocolos e realizados os exames de sangue, exames cardiológicos e pulmonares solicitados pelo médico antes da cirurgia.

Portanto, leve seu filho ao oftalmologista se ele apresenta estrabismo e não deixe de seguir com o tratamento na infância.

Veja também um vídeo que preparei sobre esse assunto:

Saiba Mais sobre a Cirurgia de Estrabismo clicando aqui.

consulta oftalmopediatria
Todos os posts

A importância de consultar um oftalmologista infantil: Cuidando da visão desde cedo. A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos, e sua saúde