Estrabismo em adultos: adianta operar?

estrabismo em adultos

Estrabismo em adultos, será que adianta mesmo realizar a cirurgia de correção?

Antes de tudo, quero comentar com vocês aqui como funciona a cirurgia de correção do estrabismo para entender melhor se vale a pena ou não operar.

Hoje vamos falar sobre:

  1. O que causa estrabismo no adulto?
  2. Como tratar estrabismo no adulto?
  3. Como é realizada a cirurgia de estrabismo no adulto?
  4. Existe chance do estrabismo voltar no adulto depois de uma cirurgia?
  5. O que fazer se o estrabismo voltar depois da cirurgia

O que causa estrabismo no adulto?

O estrabismo, também chamado de olho torto, pode acontecer tanto na infância quanto na vida adulta. Quando ocorre no adulto pode ter diversas causas: existir desde a infância e não ter sido tratado, ter sido tratado na infância e ter voltado, acontecer após um AVC ou outra doença neurológica, acontecer decorrente de uma batida na cabeça (trauma cranioencefálico), acontecer após perder a visão de um olho e pode acontecer sem uma causa aparente.

Como tratar estrabismo no adulto?

Independente da causa, se o desvio ocular está presente há mais de 6 meses é hora de tratar! Antes de tratar o especialista em estrabismo precisa investigar a causa e para isto é necessária uma consulta oftalmológica completa. Por vezes alguns exames complementares são necessários e até uma ressonância magnética do crânio pode ser solicitada.

O tratamento pode ser através do uso de óculos se houver grau, principalmente em caso de hipermetropia, uso de toxina botulínica (Botox), óculos de prisma ou cirurgia de correção de estrabismo.

Como é realizada a cirurgia de estrabismo no adulto?

A cirurgia de estrabismo nos adultos pode ser feita com anestesia local ou tópica e existem diferentes técnicas cirúrgicas que podem ser usadas. Entre estas técnicas, a técnica tipo fórnice, que permite uma recuperação mais rápida e mais confortável, pode ser uma boa opção. Existe ainda a técnica de cirurgia de estrabismo ajustável, que possibilita um ajuste personalizado durante o procedimento para aumentar ainda mais as chances de sucesso.

Existe chance de o estrabismo voltar no adulto depois de uma cirurgia?

 Em todos os pacientes existe uma chance pequena de recidiva, que gira ao redor de 15%. No entanto, a grande maioria fica satisfeito com um único procedimento cirúrgico.

O que fazer se o estrabismo voltar depois da cirurgia?

 Caso o desvio ocular volte de forma significativa após um procedimento cirúrgico é possível realizar uma nova cirurgia de estrabismo independente de quanto tempo foi realizada a cirurgia de estrabismo anterior. Em geral, espera-se pelo menos 4-6 meses para se realizar um novo procedimento.

Quando o desvio é pequeno, pode se optar por injeção de toxina botulínica ou óculos com prismas se houver visão dupla.

Então para você que tem estrabismo a mensagem é: Não deixe de consultar e avaliar seu caso pois existem várias formas de tratamento para o estrabismo na vida adulta com altas chances de sucesso, mesmo em casos que já foram operados ou tratados de outra forma previamente.

Vimos sobre a cirurgia de estrabismo em adultos. Agora, assista um vídeo que postei nas minhas redes sobre os 5 segredos do pós-operatório de estrabismo:

 

 

 

consulta oftalmopediatria
Todos os posts

A importância de consultar um oftalmologista infantil: Cuidando da visão desde cedo. A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos, e sua saúde