Você sabia que pacientes com COVID-19 podem apresentar visão dupla? Com o aumento do número de casos de COVID-19, tanto em estudos científicos ao redor do mundo, quanto na prática diária no consultório têm mostrado pacientes adultos com estrabismo após a infecção pelo vírus.
Em geral ocorre visão dupla alguns dias após o inicio dos sintomas de COVID-19 com desvio dos olhos e diplopia. O vírus tem uma preferência pelo sistema neurológico e em alguns casos pode causar uma inflamação em alguns nervos cranianos que podem afetar o movimento dos olhos.
O nervo mais comumente afetado é o sexto nervo, responsável por fazer o olho virar para fora. Nestes casos o paciente apresenta estrabismo convergente e não consegue olhar pro lado do olho afetado. Mais raramente pode ocorrer a paralisia do terceiro nervo, causando queda da pálpebra e estrabismo divergente.
Para definir o diagnóstico é necessário excluir outras causas destes tipos de desalinhamento realizando exame de ressonância de crânio. Na maioria dos casos o estrabismo melhora sozinho mas, caso permaneça, pode precisar de tratamento que pode ser realizado com toxina botulínica ou cirurgia.
Após o paciente sair do período de isolamento (10 dias após início dos sintomas ou do PCR e sem sintomas por 2 dias) é importante consultar um oftalmologista para fazer um exame oftalmológico completo e os exames complementares necessários para definir o diagnóstico.
Se você conhece alguém que está vendo duplo e teve COVID-19, lembre de alertá-lo para procurar um oftalmologista!