O que é estrabismo acomodativo?
O estrabismo acomodativo é aquele tipo de “olho torto” que acontece para dentro quando a pessoa, criança ou adulto, tem um grau alto de hipermetropia, geralmente acima de 4,00.
Isto ocorre porque existem músculos que fazem a convergência dos olhos , ou seja que fazem o olho entortar para dentro que estão intimamente relacionados com a capacidade de focalizar um objeto.
E na pessoa que tem hipermetropia e que não está de óculos, estes músculos responsáveis pelo foco ficam muito ativados e este excesso de ativação também acontece com a convergência.
Acontece principalmente quando a pessoa olha para perto.
Criança que entorta os olhos para dentro de repente, pode ser estrabismo acomodativo?
Este tipo de estrabismo aparece comumente em crianças ao redor dos 2-3 anos. São crianças que aparentam enxergar bem e que subitamente começam a entortar os olhos para dentro.
E a frequência do desvio passa a aumentar. Quando são examinadas por um oftalmologista, com as pupilas dilatadas, apresentam 4,5 ou até 6 graus de hipermetropia.
Como é o tratamento do estrabismo acomodativo?
A boa notícia é que este tipo de desvio se trata com uso contínuo de óculos e sem necessidade de cirurgia.
Os olhos ficam completamente alinhados com o uso dos óculos, mas lembrando que quando se tira os óculos para tomar banho ou dormir, os olhos vão entortar!
E na vida adulta como é o tratamento do estrabismo acomodativo?
Em adultos o tratamento é com a correção total do grau de hipermetropia, ou seja, com uso de óculos. Pode também ser usadas lentes de contato.
E se o desvio estiver totalmente controlado e o grau estável, pode ser realizada a cirurgia refrativa para remoção do grau e desta forma o estrabismo também é automaticamente tratado.
Se você tem um filho ou uma filha com estrabismo acomodativo e tem dúvidas sobre o tratamento, agende uma consulta!
E você sabe quando não operar o estrabismo? Veja nesse vídeo que postei nas minhas redes:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Dra. Luisa Hopker | Estrabismo e Oftalmopediatria (@draluisahopker)