Mais um evento concluído. No dia 14 de abril, a Dra. Luisa Hopker participou do curso da SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica) voltado para oftalmologistas gerais com uma aula sobre Refratometria.
O curso contou também com a participação do Dr. Fábio Ejzenbaum, atual presidente da SBOP e também da Dra. Julia Rossetto, tesoureira da SBOP.
Se você ou seu filho usam óculos, ou se você é oftalmologista e prescreve óculos, a refração está presente no seu dia a dia, e por isso, é importante saber um pouco mais sobre esse assunto!
Durante a formação como oftalmologista, estudar refração parece algo banal e sem graça. Principalmente quando comparado com cirurgias oftalmológicas e exames de imagem que envolvem alta tecnologia. Mas descobrir qual é o grau que o olho tem e se é necessário passar óculos é literalmente uma arte. E um óculos bem prescrito muda a vida das crianças (e dos adultos também!).
Por isso alguns pontos são muito importantes:
- Saber examinar crianças da melhor forma (e mais rápido) possível
- Lembrar que certos tipos de grau (como a baixa hipermetropia) são normais em certas faixas etárias na infância.
- Fazer o exame em crianças sempre com as pupilas dilatadas
- Recordar que pacientes com estrabismo têm algumas necessidades diferentes na hora de passar os óculos.
Se você tem interesse nesse tema, uma boa dica é acompanhar o Instagram da Dra. Luisa Hopker, por lá, a doutora está sempre dando dicas para pacientes e para oftalmologistas.
E se você se interessou pela aula de refratometria do curso voltado para oftalmologista gerais, a boa notícia é que ela foi disponibilizada no Youtube agora você pode assistir quantas vezes quiser! Para acessar a aula completa, é só clicar aqui.
E fique de olho no blog que logo logo traremos mais notícias sobre oftalmologia e oftalmopediatria.