A diplopia – ou visão dupla- pode ocorrer decorrente de várias causas. A Diplopia binocular, aquela que ocorre com os dois olhos abertos e que desaparece quando um dos olhos é ocluído é decorrente de desalinhamento dos olhos, ou estrabismo.
Ela pode ser:
Diplopia horizontal: quando a imagem dupla se forma ao lado da outra.
Diplopia vertical: as imagens formam-se uma em cima e outra embaixo.
É necessário realizar uma avaliação com oftalmologista em caráter de urgência se a diplopia surgir de repente. Diversas doenças neurológicas podem causar diplopia e por isso o oftalmologista deve fazer um exame completo e se necessário solicitar exames de imagem, como ressonância ou tomografia de crânio. Algumas causas de diplopia que devem ter diagnóstico rápido e preciso são: acidente vascular cerebral, tumores, hipertensão intracraniana e trauma crânio-encefálico.
Outra causa muito comum em adultos é a paralisia do VI nervo, que pode ocorrer associado à hipertensão arterial sistêmica ou diabetes. Neste caso o tratamento pode ser esperar, realizar aplicação de toxina botulínica ou realizar cirurgia.
Quando existe um desvio pequeno e que não apresenta indicação cirúrgica, podem ser usadas lentes prismáticas em óculos para aliviar a diplopia e devolver qualidade de vida ao paciente.
A vida com diplopia causa extremo desconforto e a causa deve ser procurada e tratada. Procure sempre um oftalmologista.