A Toxina botulínica pode ser usada no tratamento de tipos específicos de desvios oculares. Esta medicação foi desenvolvida por um médico americano especialista em Estrabismo, Dr. Alan Scott, justamente para o tratamento do estrabismo, apesar de hoje ser mais conhecido pelo seu uso na estética.
Esta medicação paralisa o músculo injetado e depois de passado seu efeito, o músculo recupera completamente sua função. A mudança no alinhamento dos olhos acontece porque durante a fase da paralisia, o músculo injetado alonga-se, enquanto seu opositor fica encurtado, levando a um alinhamento dos olhos em uma nova posição.
O efeito da toxina botulínica começa entre 2-5 dias após da injeção e dura em torno de 3 meses. Em adultos pode ser aplicado no consultório, com anestesia local e em crianças no centro cirúrgico com uma sedação.
Após a injeção, ocorre uma hipercorreção temporária do desvio, ou seja o olho vira para o lado oposto ao que estava desviado. Isso pode durar de 3-6 semanas e após este período, o olho fica alinhado.
Pode ocorrer queda da pálpebra (ptose) e um desvio vertical, ambos temporários decorrentes da injeção e que melhoram sozinhos. As complicações deste procedimento são raras.
As principais indicações do uso de toxina botulínica no estrabismo são: Esotropia infantil, paralisia do sexto nervo craniano, doença de graves e desvios pequenos.
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou entre em contato pelas redes sociais!