Cirurgia de estrabismo: conheça a técnica cirúrgica tipo fórnice

cirurgia de estrabismo

A correção cirúrgica do estrabismo pode ser realizada com diferentes tipos de técnicas de incisão.

A incisão nada mais é do que a forma como a conjuntiva, pele que cobre os músculos extraoculares, é feita.

O que é técnica tipo fórnice de cirurgia de estrabismo?

A técnica de incisão em fórnice é uma técnica cirúrgica na qual a abertura da conjuntiva é feita com uma abertura menor que a técnica tradicional, chamada de incisão Limbar.

Como a incisão é feita num local chamado fórnice conjuntival, que fica embaixo da pálpebra, ficou conhecida como incisão tipo Fórnice.

E onde a técnica fórnice foi desenvolvida?

Esta técnica cirúrgica foi desenvolvida nos Estados Unidos por um grande Oftalmopediatra americano,  Dr. Marshal Parks, que é conhecido como o “pai” da Oftalmologia pediátrica.

E assim, pós finalizar minha formação nos Estados Unidos, fui pioneira em trazer esta técnica para Curitiba, onde atendo e opero semanalmente vários pacientes com este tipo de incisão.

Assim como também realizo palestras em congressos sobre este tipo de técnica e também ensino com treinamento prático, durante o período de especialização, médicos oftalmologistas de diversas partes do país.

Quais as vantagens da técnica fórnice de cirurgia de estrabismo?

A grande vantagem desta técnica é usar uma abertura da conjuntiva menor que a tradicional (Limbar)  e ser localizada embaixo da pálpebra, permitindo que sejam usados menos pontos e com menor desconforto no pós operatório.

Outras vantagens são: permitir que a cirurgia seja mais rápida, menos pontos são necessários para fechar a incisão, menor inflamação no pós operatório e cicatrização mais rápida.

Veja no vídeo como a técnica fórnice é realizada e como a incisão (o corte) é menor que a técnica tradicional, que é conhecida como técnica limbar:

 

Para quem a técnica tipo fórnice é indicada?

 A técnica fórnice é indicada principalmente para crianças e adultos jovens com estrabismo e também para os pacientes que precisam de cirurgia de estrabismo vertical, quando os músculos responsáveis pelo movimento vertical dos olhos irão ser manipulados.

Gostou de saber mais sobre esse assunto?

Leia também sobre: É perigoso fazer cirurgia de estrabismo?, clicando aqui.

consulta oftalmopediatria
Todos os posts

A importância de consultar um oftalmologista infantil: Cuidando da visão desde cedo. A visão é um dos sentidos mais preciosos que possuímos, e sua saúde