Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia de estrabismo
Todo mundo tem a curiosidade de saber se a cirurgia de estrabismo é feita com laser, se precisa tirar o olho para operar ou como são dados os pontos. Outras dúvidas frequentes no consultório são quando operar e como é a rotina do dia da cirurgia de estrabismo. Nesse post vou explicar como é realizada a cirurgia de estrabismo, quando fazer e as etapas do dia “D” para você poder tomar a decisão sobre a cirurgia de estrabismo com todas as informações mais importantes em mãos.
Sabe com quantos anos o estrabismo pode ser operado?
Em qualquer idade! Ou seja, bebê, criança, adulto ou idoso. Tendo os olhos desalinhados, ou seja, saúde para ser submetido à anestesia geral ou local está liberado para ser operado. Claro que com exames pré operatórios e avaliações adequadas prévias.
Sabe porque eu estou falando isso? Porque tem muito mito em cima desse assunto. E muita gente ouve falar que a criança é muito pequena para operar ou que é adulto e não adianta mais fazer cirurgia. É claro que para cada tipo de estrabismo existe uma janela de tempo ideal. Mas não existe uma contraindicação absoluta relacionada à idade.
Como é feita a cirurgia de estrabismo
E agora vou te explicar como que mexendo em músculos do olho, conseguimos mudar o alinhamento dos olhos, melhorar a estética e resolver a diplopia de quem tem este sintoma decorrente do estrabismo.
Cada olho tem 6 músculos e eles são responsáveis por movimentar os olhos para os lados e para cima e para baixo. São músculos bem especiais, pois eles agem o tempo todo e até de forma involuntária, ou seja sem pensar.
Quando existe um desalinhamento dos olhos e precisamos corrigir o eixo entre eles, podemos fortalecer ou enfraquecer os músculos envolvidos naquele caso.
Para isso, depois que o paciente está anestesiado, começamos colocando um aparelho que mantém os olhos abertos durante o procedimento, chamado blefarostato.
Para chegar nos músculos, precisamos abrir uma camada que cobre os músculos, chamada conjuntiva. Existem dois jeitos de fazer isso, próximo ao limbo, a chamada incisão limbar ou embaixo da pálpebra, a chamada incisão em fórnice.
Depois de acessar o músculo fazemos o fortalecimento através da retirada de um pedaço do músculo, que chamamos de ressecção, tornando ele mais curto e forte.
Ou de forma oposta podemos fazer o enfraquecimento através do recuo do músculo, posicionando ele mais para trás, como mostra esta figura. Para finalizar o procedimento fechamos aquela camada, a conjuntiva, com pontos e a cirurgia acabou.
Como é feita a cirurgia de estrabismo ajustável
Para adultos, existe uma outra técnica chamada cirurgia ajustável, na qual vamos avaliando durante a cirurgia como está o alinhamento dos olhos e ajustando o local onde vamos deixar o músculo de acordo com essa avaliação em tempo real. Esta técnica é excelente para quem tem diplopia pois verificamos na hora da cirurgia a melhora deste sintoma.
Todas estas informações e muitas mais são explicadas na consulta, para que a decisão sobre o tipo de cirurgia seja tomada em conjunto por quem opera e por quem vai ser operado. Assim cada paciente pode tomar a melhor decisão sobre a técnica cirúrgica a ser usada para o seu caso.
E se você tiver curiosidade de ver como a cirurgia é realizada, veja nosso vídeo no Youtube.