O que é a diplopia?
O que causa a diplopia?
A primeira é a paralisia do sexto nervo que ocorre quando a pessoa de repente do dia para noite começa a ver duplo e os olhos entortam para dentro. E ocorre por um descontrole ou da glicemia em pacientes diabéticos ou um pico de pressão alta causando uma alteração nos pequenos vasos do cérebro que alimentam o tal sexto nervo.
A segunda causa comum em adultos é a visão dupla que acontece na vertical, ou seja uma imagem em cima da outra e que acontece mais para um lado do que para o outro. Pode ocorrer depois de bater a cabeça, como em um acidente de carro, de moto ou até de bicicleta.
Por último, mas não menos importante, a paralisia mais grave é a paralisia do terceiro nervo. Ela acontece por diversos motivos, pode ser por tumores dentro da cabeça, por aneurisma, AVC, mas também por trauma, quando bate a cabeça, em geral em acidentes mais graves. Nestes casos, o olho fica desviado para fora, a pálpebra fica caída e também há um comprometimento da movimentação do olho para cima e para baixo.
Como é feito o diagnóstico da diplopia?
Como tratar a visão dupla?
Já na paralisia do quarto nervo, apesar de fazer um desvio vertical pequeno também o tratamento é cirúrgico.
Se o desvio for pequeno, como por exemplo no estrabismo que aparece em pacientes idosos que veem duplo só para longe, a chamada sagging eye syndrome, uma opção excelente são os óculos com prisma.