o que é?
Ambliopia é a visão ruim em um dos olhos devido ao desenvolvimento visual anormal na infância. Ocorre porque o caminho entre o cérebro e o olho não foi corretamente estimulado. O olho aprende a ver as imagens borradas com o olho amblíope mesmo quando óculos são usados. O cérebro passa então a favorecer um olho em detrimento do outro.
A ambliopia pode ocorrer devido ao Estrabismo, Anisometropia (diferença de grau entre um olho e outro) e privação visual (devido à catarata congênita, ptose, entre outros) O tratamento para ambliopia pode envolver o uso de óculos, tampão e Atropina.
O tampão ou a Atropina são usados sempre no olho bom para colocar este em desvantagem e fazer o cérebro usar o olho ruim.
Em geral o ideal é começar o tratamento antes dos 7 anos, quanto mais precoce maiores as chances de sucesso.
Quais são as causas da ambliopia?
Na visão normal, as imagens formadas em cada olho são reunidas pelo cérebro numa imagem única. Se cada olho formar uma imagem diferentemente focalizada, como ocorre no estrabismo ou nas grandes diferenças de graus entre os dois olhos, por exemplo, o cérebro descarta aquela oriunda do olho mais deficiente e, assim, o elimina, e dá preferência à outra. As causas mais comuns são estrabismo, erros grosseiros de refração (grandes diferenças de grau entre os olhos) e as lesões oculares que impedem a entrada da luz. Ela é, portanto, um “desuso” da função visual.
Quais são os sinais e sintomas da ambliopia?
Como o olho bom assume a totalidade da visão, pode acontecer de ninguém notar que a criança não está enxergando bem de um dos olhos. Um dos sinais a ser observado é que um olho não se alinha com o outro (Estrabismo).