o que é?
É um teste realizado pelo Pediatra na maternidade ou no consultório que avalia o reflexo vermelho dos olhos dos bebês que deve ser homogêneo e simétrico nos dois os olhos.
O teste pode detectar doenças como catarata, glaucoma congênito e qualquer outra patologia que cause opacidade dos meios transparentes do olho, como alterações congênitas de córnea, tumores intraoculares, entre outras alterações. Se o teste estiver alterado, o pediatra deve encaminhar ao Oftalmologista para uma avaliação mais completa com dilatação da pupila.
QUANDO E EM QUEM DEVE SER FEITO?
O teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, deve ser realizado pelo Pediatra logo na primeira semana de vida do recém-nascido ainda na maternidade.
Ele é importante para detector precocemente algumas patologias para que já comecem a ser tratadas.
Pergunte ao seu médico se o teste foi realizado antes de ir embora do hospital.
COMO FUNCIONA?
O exame é simples, indolor e consiste na visualização de um reflexo vermelho que aparece quando se ilumina o olho do bebê com um aparelho chamado oftalmoscópio.
O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias com flash. Para que o teste esteja normal é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila.
O normal é que o reflexo seja vermelho ou alaranjado nos dois olhos de forma simétrica. Se o teste não estiver normal ou estiver duvidoso, o bebê deve ser avaliado por um oftalmologista no máximo dentro de 30 dias.